Governação

A FUNDEUROPA, S.A. é uma sociedade anónima com um capital de 50.000 euros, cuja gestão compete a um Administrador Único nomeado pela Assembleia Geral de acionistas. As contas da empresa são regularmente auditadas por um Revisor Oficial de Contas (Fiscal Único).

Administrador

Luís Madureira Pires

Licenciatura

Ciências Económicas pela Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) – 1978

Actividade docente

Assistente e regente das cadeiras “Teoria do Crescimento e das Flutuações” e “Economia Portuguesa” na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (1980/1984)

Perfil profissional

Especialista em assuntos europeus, em formulação, gestão e avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento, em planeamento e desenvolvimento regionais e em negociação e aplicação dos Fundos estruturais da União Europeia.

Integra a partir de 1979 o Secretariado para a Integração Europeia, onde exerce funções de Diretor do Departamento das Questões Económicas e Financeiras até à conclusão do processo negocial de adesão à Comunidade Europeia. Em 1986 é nomeado Subdiretor-Geral do Desenvolvimento Regional. Entre 1989 e 1995 desempenha o cargo de Diretor-Geral do Desenvolvimento Regional, sendo responsável pela preparação dos planos de desenvolvimento regional, pela coordenação global das negociações e da implementação dos fundos estruturais comunitários em Portugal e pela gestão direta de diversos programas da União Europeia.

No início de 1995 opta pelo setor privado, desenvolvendo desde então atividade de consultoria na área do planeamento e desenvolvimento regionais e dos fundos estruturais comunitários, tanto em Portugal como no estrangeiro, sobretudo nos países da Europa Central e de Leste candidatos à adesão e, mais tarde, membros da União Europeia. Tem sido consultor da Administração portuguesa, da Comissão Europeia, do Banco Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Entre 2013 e 2023 gere os programas da Fundação Calouste Gulbenkian dirigidos exclusivamente à Sociedade Civil portuguesa – Cidadania Ativa (2013-16) e Cidadãos Ativos (2018-24) – bem como o European Media and Information Fund(EMIF), fundo que visa combater a desinformação online e promover a literacia mediática em 32 países europeus.

Publicou diversos livros e numerosos artigos em brochuras e revistas especializadas em Portugal e no estrangeiro nas áreas de sua especialização.

As funções de Fiscal Único são desempenhadas por RSM & Associados – SROC, representada pelo Dr. Joaquim Patrício da Silva.