Governação

A FUNDEUROPA, S.A. é uma sociedade anónima com um capital de 50.000 euros, cuja gestão compete a um Administrador Único nomeado pela Assembleia Geral de accionistas. As contas da empresa são regularmente auditadas por um Revisor Oficial de Contas (Fiscal Único).

Administrador

Luís Madureira Pires

Licenciatura

Ciências Económicas pela Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) – 1978

Actividade docente

Assistente e regente das cadeiras "Teoria do Crescimento e das Flutuações" e "Economia Portuguesa" na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (1980/1984)

 

Perfil profissional

Especialista em assuntos europeus, em formulação, gestão e avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento, em planeamento e desenvolvimento regionais e em negociação e aplicação dos Fundos estruturais da União Europeia.

Integra a partir de 1979 o Secretariado para a Integração Europeia, onde exerce funções de Director do Departamento das Questões Económicas e Financeiras até à conclusão do processo negocial de adesão à Comunidade Europeia. Em 1986 é nomeado Subdirector-Geral do Desenvolvimento Regional. Entre 1989 e 1995 desempenha o cargo de Director-Geral do Desenvolvimento Regional, sendo responsável pela preparação dos planos de desenvolvimento regional, pela coordenação global das negociações e da implementação dos fundos estruturais comunitários em Portugal e pela gestão directa de diversos programas da União Europeia.

No início de 1995 opta pelo sector privado, desenvolvendo desde então actividade de consultoria na área do planeamento e desenvolvimento regionais e dos fundos estruturais comunitários, tanto em Portugal como no estrangeiro, sobretudo nos países da Europa Central e de Leste candidatos à adesão e, mais tarde, membros da União Europeia. Tem sido consultor da Administração portuguesa, da Comissão Europeia, do Banco Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

As funções de Fiscal Único são desempenhadas por Patrício, Moreira, Valente e Associados, SROC, representada pelo Dr. Joaquim Patrício da Silva.


Copyright FUNDEUROPA 2011